BSB Jazz Collective leva repertório de nomes consagrados para o palco


12 May
12May

Coletivo de Brasília faz releituras de canções consagradas de Charlie Parker, Herbie Hancock e Tom Jobim, entre outros, além de temas autorais. Show será nesta sexta (14/5), às 20h, com transmissão no YouTube da Casa Thomas Jefferson

Nomes reverenciados do jazz, como Charlie Parker, Tom Jobim, Herbie Hancock, Bill Evans e Freddie Hubbard, estarão representados e homenageados no CTJ Hall nesta sexta-feira (14/5), a partir das 20h. Nesta edição das Sextas Musicais, o BSB Jazz Collective leva ao palco um repertório composto de releituras de temas consagrados e também autorais. O show será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

Formado por Paulo Dantas, contrabaixo; Eudes Carvalho, guitarra; Marcos Santos, trompete; Lívio Almeida, saxofone; e Daniel Oliveira, bateria, o BSB Jazz Collective incorpora o compromisso com a música instrumental como uma forma de arte viva e sempre relevante. Esse coletivo de músicos talentosos de Brasília representa a cena jazzística da cidade e assume a missão de homenagear os maiores representantes do gênero e defender as direções mais atualizadas do jazz.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com indicação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Os músicos

Paulo Dantas é contrabaixista e educador musical. Professor da Escola de Música de Brasília, leciona no curso de Contrabaixo Acústico Popular e Contrabaixo Elétrico. Tem formação acadêmica de Mestrado em Performance Musical ao Contrabaixo Acústico e Licenciatura em Música. Instrumentista versátil e talentoso, se apresenta em festivais de jazz e música instrumental e colabora com grandes nomes como Roberto Menescal, Sandra Duailibe, Simone Guimarães, Fátima Guedes, Juarez Moreira, Leandro Braga, André Togni, Gledson Meira, Edson Quesada, Kristin Korb, Jason Tiemman, Phil DeGreg, Rex Richardson, Tony Baker, Alain Brunet, Mark Rapp, dentre outros.

Eudes Carvalho, guitarrista, violonista e compositor, tem Mestrado e Graduação em Música pela Universidade de Brasília. Estudou Jazz na Universidade de Louisville, nos Estados Unidos. Gravou os álbuns “Paisagem Sonora” e “Eudes Carvalho Trio”. Colabora com músicos internacionalmente conhecidos, como Phil de Greg, Josh Davis, Jonathan Gardner, Josh Roberts, Renato Vasconcellos, Oswaldo Amorim, Hamilton Pinheiro, Craig Wagner, Mike Tracy, Harry Pickens e Jamey Aebersold, entre outros. Apresenta-se em importantes festivais de jazz e música instrumental no Brasil e no exterior.

Livio Almeida, saxofonista e compositor, graduou-se em Saxofone Erudito pela Universidade de Brasília. Nos Estados Unidos, realizou especialização em Jazz Performance pelo City College of New York e é mestre em composição pelo Brooklyn College of New York. Atualmente, Lívio é doutorando em Performance Musical pela Universidade Estadual de Campinas. Recebeu o primeiro prêmio no certame internacional de Saxofone Victor Assis Brasil em 2015, além de ser vencedor do prêmio de composição do Alfred Hitchcock Institute, no Brooklyn, em Nova Iorque. Lançou os álbuns solo “Pieces”, em parceria com o guitarrista David Cordeiro, e “Action and Reaction”, com a produção de Arturo O’Farrill. Colabora com grandes nomes da cena do jazz norte-americano, como o pianista ganhador do Grammy, Arturo O’Farrill, e das famosas orquestras Afro Latin Jazz Orchestra, Birdland Bigband e Eco-Music big band, e nomes como Mike Holober, Ari Hoening, Jon Cowherd, Helio Alves, Romero Lubambo, entre outros. Apresentou-se em palcos como Carnegie Hall, Newport Jazz Festival, Los Angeles Central Avenue Jazz Festival, NY Winter Jazz Fest, Jazz Mobile e Carefusion Jazz Fest, Symphony Space, Birdland, Lincoln Center, The Iridium, Zinc Bar, Dizzy’s Coca Cola Club, e outros.

Marcos Santos, trompetista, educador, compositor e arranjador é formado em Música e desenvolve estudos sobre o trompete com parceria da marca holandesa de instrumentos de sopro, Adams, da qual é artista representante. Sua vasta experiência o levou a participar de inúmeros festivais de música no Brasil e no exterior. Atua como palestrante em congressos de trompetistas no Brasil, e ministra aulas de técnicas em trompete. Atualmente, divulga seu trabalho musical por meio das plataformas digitais e dos grupos Bradixie Band, Armazém do Groove e Marcos Santos 4TeTO.

Daniel Oliveira é baterista profissional e professor de bateria há mais de 30 anos. Tocou com grandes artistas, como Ivan Lins, Jorge Vercillo, Guy King, Phill de Greg, Celso Pixinga, com a Orquestra Heartbreakers, o Condomínio do sax e vários outros. Foi bolsista na Berklee College Of Music, lecionou e ministrou workshops em grandes centros, como o IBVF, em São Paulo, o Festival de Música de Londrina e o Instituto Daniel Oliveira. Foi produtor de workshops de grandes nomes da bateria, como Dave Weckl, Dennis Chambers, Dom Famularo, Vera Figueiredo entre outros. É autor de quatro livros técnicos: Estudos de Coordenação e Independência Motora Através de Ostinatos, Aplicações de Rudimentos em Fraseologia, Aplicações de Diagramas em Fraseologia e Estudos em Polirritmia, e Vera Cruz Island, do qual é co-autor com Vera Figueiredo. Foi colunista regular das revistas Batera e Percussão e Modern Drummer Brasil.

SERVIÇO

Sextas Musicais on live streaming

BSB Jazz Collective

Quando: 14 de maio, às 20h
Onde: CTJ HALL
Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube
Classificação indicativa: livre


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.