06 Apr

Com público presencial no CTJ Hall, na SEP-SUL 706/906o espetáculo inaugura a programação dedicada ao aniversário de Brasília com obras de Osvaldo Lacerda, Camille Saint-Saëns, Francis Poulenc e Amilcare Ponchielli

O projeto Sextas Musicais receberá nesta semana o Recital de Oboé e Piano. Com público presencial no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP-SUL 706/906, o espetáculo reunirá o oboísta paraibano José Medeiros e a pianista brasiliense Fabiola Pinheiro, nesta sexta-feira (8), às 20h. A dupla apresentará um programa com obras do brasileiro Osvaldo Lacerda, dos franceses Charles-Camille Saint-Saëns e Francis Poulenc e do italiano Amilcare Ponchielli.

A transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que tem o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais, será mantida em todos os espetáculos. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

A Casa Thomas Jefferson dedica todos os seus eventos realizados no mês de abril ao aniversário de Brasília. Neste recital, há a combinação de dois músicos que representam a essência da formação da comunidade da capital federal. Fabíola nasceu em Brasília, estudou no Nordeste e nos Estados Unidos, e para cá retornou com seu talento e sua formação acadêmica e experiência artística e profissional. José Medeiros nasceu no Nordeste e veio para Brasília contribuir para o desenvolvimento da cidade nas áreas em que atua.

Confira o programa completo do Recital de Oboé e Piano:

- Saint-Saëns, Camille: Sonata em Ré Maior para oboé e piano, op 166I. AndantinoII. AllegrettoIII. Molto Allegro

- Lacerda, Osvaldo: Variações sobre “Carneirinho, Carneirão”

- Poulenc, Francis: Sonata para oboé e piano, FP 185I. ÉlégieII. ScherzoIII. Déploration

- Ponchielli, Amilcare: Capriccio para oboé e piano

Sobre os músicos

José Medeiros, oboísta, é natural de Patos (PB). Estudou oboé com os mestres Roberto Carlos di Leo (Argentina/Brasil) e Humberto Lucarelli (Itália/EUA). Tem Bacharelado em Música (Oboé) pela Universidade Federal da Paraíba e Especialização em Educação Profissional pelo Instituto A Vez do Mestre (AVM) – Faculdade Integrada.

José apresentou-se como solista junto a renomadas e importantes orquestras sinfônicas. Colabora como camerista e professor, e atuou nos principais festivais de música no Brasil e no exterior. Nos Estados Unidos, deu masterclasses para as classes de oboé na University of Hartford, a convite do renomado professor Humbert Lucarelli. Atualmente, é oboé solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, integrante do Quinteto de Sopros Brasília, com o qual realizou turnê de sucesso de público e crítica pela Europa, e professor de oboé do programa de módulos do Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém (PA).

Fabiola Pinheiro, pianista, nasceu em Brasília. Graduou-se em Música pela Universidade Federal da Paraíba e recebeu seu Doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia. Nos Estados Unidos, estudou na Northern Illinois University, Duquesne University, Carnegie Mellon University; participou do Bowdoin Music Festival e Aspen Music Festival, entre outros importantes eventos musicais internacionais.

Fabiola se apresenta como solista à frente de grandes e importantes orquestras e como recitalista em renomadas salas de concerto, no Brasil e no exterior. Colabora como camerista e musicista de orquestra, com renomados instrumentistas e importantes grupos de música de câmara.

Além das suas atividades artísticas, publicou artigos acadêmicos em revistas especializadas. Atualmente, cumpre intensa agenda artística e leciona piano.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Serviço

Sextas Musicais presencial e on live streaming

Recital de Oboé e Piano

José Medeiros, oboé; Fabiola Pinheiro, piano

Data: 8 de abril de 2022

Horário: 20 horas

Local: CTJ HALL – Casa Thomas Jefferson – SEP-SUL 706/90 


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Bruna K Marques

TEL: 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.