Duo Paggioli-Machado toca Beach, Mozart e Brahms em live nesta sexta-feira (24)


22 Sep
22Sep

Pianista e violinista que se apresentam juntos desde 2004 no Brasil e no exterior interpretarão três obras. Espetáculo será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson

A pianista Larissa Paggioli e o violinista João Paulo Machado são as atrações desta semana do Sextas Musicais. Na apresentação desta sexta-feira (24), às 20h, no CTJ Hall, o duo interpretará três obras de grandes compositores: Romance em Lá menor, de Amy Beach; Sonata para Piano e Violino em Sol maior KV 301, de Wolfgang Amadeus Mozart; e Sonata nº 1 em Sol maior, de Johannes Brahms. O espetáculo será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, centro binacional que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

João Paulo e Larissa iniciaram o trabalho em duo em 2004, quando ambos eram alunos do Departamento de Música da Universidade de Brasília. Dezessete anos depois, o Duo Paggioli-Machado cumpre agenda de apresentações no Distrito Federal, no Brasil e no exterior, em salas de concerto, festivais de música e em escolas, onde desenvolve programas de formação de plateias. O repertório musical dos músicos é variado e abrange diversos estilos e períodos, incluindo obras de compositores brasileiros.

Confira mais detalhes sobre o programa desta edição do Sextas Musicais:

- Romance em Lá menor foi composta em 1893 por Amy Beach, 1893, uma norte-americana cujo reconhecimento alcançou a Europa. Ela foi a primeira mulher a ter uma sinfonia tocada por uma orquestra importante – sua sinfonia Gaelic foi apresentada pela Orquestra Sinfônica de Boston em 1896. Criança prodígio, Beach fez sua estreia como pianista em 1883 – mesmo ano em que publicou suas primeiras composições –, mas teve suas performances restritas após seu casamento, em 1885. Ela se dedicou à composição até a morte de seu marido, em 1910, quando voltou aos palcos, fazendo turnês pela Europa com suas próprias obras.

- Sonata para Piano e Violino em Sol maior KV 301, composta em 1778, após Mozart ter contato com as sonatas de Joseph Schuster (1748-1812). Ele escreveu a sua irmã dizendo que as sonatas de Schuster eram ruins, mas que o estilo era apreciado pelos ouvintes. Nesse novo estilo, o violino ganhava mais proeminência, em contraste com as primeiras sonatas de Mozart, que enfatizavam mais o piano. Essa sonata foi a primeira que ele escreveu nesse novo estilo e é considerada uma de suas peças para violino mais famosas.

- Sonata  1 em Sol maior, de Johannes Brahms, escrita em 1879. Nesse período, Brahms já tinha atingido sua maturidade como compositor. Essa obra é uma das peças mais líricas escritas por ele e foi a sonata que Brahms considerou boa o suficiente para apresentar ao mundo. Clara Schumann, pianista e compositora, também tinha uma enorme influência sobre Brahms. Ele enviou a ela uma carta com uma cópia manuscrita da Sonata nº 1 e Clara disse ter chorado de alegria após tocá-la.

Sobre os músicos

João Paulo Machado é Doutor em Performance (violino) e Pedagogia pela University of Northern Colorado – EUA, Mestre em Violino pela University of Wyoming e Bacharel em Violino pela Universidade de Brasília. Machado iniciou seus estudos musicais na infância com o professor Juan Carlos Sarudiansky. Posteriormente, ingressou na Escola de Música de Brasília, onde estudou violino. Nos EUA, estudou viola e violino com grandes mestres. Atualmente, João Paulo é professor de Viola e Estruturação Musical na Universidade de Brasília.

Larissa Paggioli, pianista, é Doutora em Performance (piano solo e piano como instrumento colaborador) pela University of Northern Colorado, Mestre em Piano pela University of Wyoming e Bacharel e Licenciada em Música pela Universidade de Brasília. Larissa iniciou seus estudos musicais na infância. Nos EUA, teve orientação de renomados mestres e professores. Atualmente, trabalha como professora e pianista correpetidora no Centro Suzuki de Brasília.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com indicação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

SERVIÇO

Sextas Musicais – on live streaming

Recital de Violino e Piano, com João Paulo Machado e Larissa Paggioli

Quando: 24 de setembro de 2021

Horário: 20 horas

Local: CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson

Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube

Classificação indicativa: livre

 


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Claudio Fernandes / Bruna Marques

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.