Thomas Maker Summit: timaço de especialistas traz novas perspectivas pedagógicas


29 Oct

Educadores podem se inscrever até 31 de outubro para o evento, que será 100% online nos dias 5 e 6 de novembro. Na programação, estão plenárias inspiradoras, oficinas maker, trocas de experiências pedagógicas e rodas de conversa no formato TED Talks

Que tal decolar rumo à Lua, em uma jornada de conhecimento com especialistas convidados incríveis e educadores maker que têm feito a diferença no mundo da educação? Com essa proposta, o Thomas Maker Summit 2021 convida educadores para o embarque, nos dias 5 e 6 de novembro, em um evento 100% remoto (via Zoom) e bilíngue (com tradução simultânea para as plenárias e sessões simultâneas em português e inglês). As inscrições estão abertas até 31 de outubro aqui.

Um convite a olhar a prática educacional de outros ângulos, o Thomas Maker Summit 2021 foi desenhado de forma que a experiência de embarcar nele trará novas ideias e conexões para compartilhamento. O objetivo é inspirar professores, educadores sociais, bibliotecários e makers inquietos a olhar a realidade de outros ângulos, expandindo a perspectiva pedagógica.  

“É comum esbarrarmos na percepção que, para começar o movimento do fazer (maker movement) em um contexto educacional, você precisa começar grande: com grandes espaços maker, com grande tecnologia – impressoras 3D, cortadora a laser e Arduino. Mas não, o movimento do fazer tem sua origem mais significativa na forma como cada educador enxerga sua prática pedagógica”, afirma Soraya Lacerda, Coordenadora do Thomas Maker. 

Ela explica que não importa o tamanho do espaço maker que o educador tem à disposição, mas sim o que ele é capaz de proporcionar com o que tem ao seu alcance. “Começar pequeno, com um cantinho maker na sala de aula, mas conseguindo trazer para os alunos criatividade, escolhas protagonistas e propósito para as atividades que utilizarão esse cantinho, pode ser muito mais significativo do que ter um espaço maker mega equipado, sem o modelo mental correto desse educador”, detalha Soraya. 

Na programação do Thomas Maker Summit, estão plenárias inspiradoras, mini-oficinas maker mão-na-massa, trocas de experiências pedagógicas maker aplicadas ao ensino multidisciplinar e bilíngue e rodas de conversa no formato de TED Talks. Além disso, a Casa Thomas Jefferson reuniu um timaço de speakers convidados. Conheça cada um deles: 

Diretora do Playful Learning Lab na University of St. Thomas, a Dra. AnnMarie Thomas abrirá o evento. Ela é professora na Escola de Engenharia, no Opus College of Business e no Centro de Educação em Engenharia. Também é a diretora executiva do projeto OK GO Sandbox, co-criadora de Squishy Circuits e autora de “Making Makers: Kids, Tools, and the Future of Innovation". 

O Playful Learning Lab dirigido por ela está atualmente em uma residência de vários anos no Minnesota Children’s Museum, trabalhando em interações familiares lúdicas, e tem uma parceria com a Metro Deaf School e a Minnesota State Academy for the Deaf, desenvolvendo arte e programação de tecnologia para crianças surdas. Você pode se conectar com AnnMarie no Twitter: @amptMN. 

Richard Culatta é Diretor Executivo da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação (ISTE), trazendo uma vasta experiência em política educacional, formação de professores, tecnologia educacional e inovação para o seu papel no ISTE. Atua também como diretor da Secretaria de Tecnologias Educacionais do Departamento de Educação dos Estados Unidos, Culatta empenha esforços para expandir a conectividade de internet para escolas em todo o país e desenvolveu o Plano Nacional de Tecnologia para a Educação. Culatta é bacharel em ensino de espanhol e mestre em psicologia educacional e tecnologia, e iniciou sua carreira em sala de aula como professor do ensino médio.  

Ryan Jenkins é o cofundador do Wonderful Idea Co, um estúdio que explora arte, ciência e tecnologia. Ele treina educadores, desenvolve ambientes de consertar e cria exposições lúdicas para museus e makerpaces. Anteriormente, Ryan trabalhou no Tinkering Studio, um braço do Exploratorium onde os visitantes experimentam ferramentas, materiais e fenômenos reais. Ryan conduzirá uma experiência de criação interativa no Thomas Maker Summit. Você pode se conectar com Ryan no Twitter: @ryanejenkins e @wonderfulideaco. 

Priscilla Prueter é maestra dos corais da Universidade Tecnológica Federal of Paraná. Mestre em música pela UFPR e especialista em regência coral pela EMBAP, possui licenciatura em música pela EMBAP, magistério superior pela Vizivalli e bacharelado em canto pela UNESPAR - EMBAP. Em 2017, recebeu a mais alta condecoração, como Comendadora, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino: Mérito Cultural Carlos Gomes e, no ano seguinte, recebeu o Prêmio Arte e Educação da FUNARTE, com o espetáculo Fronteiras, que foi classificado entre os dez melhores projetos de arte e educação do país. Em 2019, foi selecionada como Innovator na área de educação musical para desenvolver o primeiro projeto de música e tecnologia no Brasil sob tutoria do Google. Você se conecta com ela no Instagram: @maestrapri e @maestrapriscilla. 

Betita Valentim, co-fundadora e sócia do Fab Lab Recife, é coordenadora de Educação Maker, nome à frente da revolução Maker School, a escola de aprendizagem e experimentação mão-na-massa do Fab Lab Recife. Graduada em Psicologia e pós-graduada na Especialização em Políticas Educacionais e Inovação da EIPP/FUNDAJ, Betita faz formação na Clínica Psicanalítica com Crianças, pelo CPPL - Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem, buscando cada vez compreender a importância do brincar e do aprender fazendo na vida das crianças e, também, dos adultos. 

Edgar Andrade, CEO do Fab Lab Recife e sócio do Canal Maker, é um dos principais ativistas do Movimento Maker no Brasil. Acredita que promover a inovação e estimular o desenvolvimento de novas soluções e modelos de negócios seja uma missão de vida. Para ele, são quatro os elementos fundamentais na construção de um novo mundo: Escolas, Cidades, Marcas e Negócios. Edgar também é co-fundador e ex-sócio da Mr. Plot, produtora do Mundo Bita e também jurado do Batalha Makers Brasil – reality show do Discovery Channel – que foi ao ar em 2019. Você se conecta com Betita e Edgar no Instagram: @betitavalentim e @edgarandrade. 

SERVIÇO

Thomas Maker Summit 2021

Quando: Dias 5 e 6 de novembro

Inscrições: até 31 de outubro em bit.ly/thomasmakersummit

Taxa de Inscrição: R$ 186,00


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Claudio Fernandes / Bruna Marques

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.