Sextas Musicais homenageiam Dia Internacional do Jazz


29 Apr
29Apr

O Jhoninha Medeiros 4TeTo apresentará nesta sexta (30.4), às 20h, no YouTube da Casa Thomas Jefferson, repertório composto de clássicos que marcaram a história desse gênero musical

Um dos gêneros musicais mais populares do mundo, o jazz nasceu em Nova Orleans (EUA) no final do século XIX como uma importante manifestação cultural da comunidade afro-americana. Associado à luta pela liberdade, esse ritmo contagiante tem sua própria data no calendário, celebrada nesta sexta-feira, 30 de abril. 

Em homenagem ao Dia Internacional do Jazz, a Casa Thomas Jefferson, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, promove esta semana uma edição especial das Sextas Musicais. Para isso, terá no palco, a partir das 20h, o Jhoninha Medeiros 4TeTo, composto pelos músicos Jhoninha Medeiros, contrabaixo; Marcos Santos, trompete; André Braz, bateria; Jefferson Alves, piano; e Fernanda Rabelo, vocal. O concerto será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson.

Nesta apresentação, o público poderá conhecer um pouco mais da história e das características dessa música que é um dos maiores símbolos da cultura dos EUA. O repertório será composto de clássicos da música brasileira e dos EUA, apresentando, de forma cronológica, alguns temas que marcaram a história do Jazz: Ragtime, Blues; Spirituals; Ella Fitzgerald, Nina Simone, Billie Holiday; Louis Armstrong, Duke Ellington, Miles Davis, Bill Evans; Tom Jobim, entre outros.

Antes do Jhoninha Medeiros 4TeTo, o público poderá conferir a palestra sobre Apreciação do Jazz em www.jazzday.art.br/apreciacaodejazz, também nesta sexta, das 19h às 20h.

Sobre o Dia Internacional do Jazz

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) acredita no poder do Jazz como uma força para a paz, o diálogo e a compreensão mútua. Por esse motivo, em novembro de 2011, a Conferência Geral da UNESCO proclamou 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz. A data foi anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock.Celebrado pela primeira vez em 2012, o Dia Internacional do Jazz é comemorado em mais de 100 países.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com indicação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público. A Embaixada dos Estados Unidos apoia a realização dos eventos culturais da Casa Thomas Jefferson.

SERVIÇO
Sextas Musicais - Jhoninha Medeiros 4TeTo
Homenagem ao Dia Internacional do Jazz
Quando: 30 de abril, às 20h
Onde: CTJ HALL
Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube
Classificação indicativa: livre



INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.