Projeto Sextas Musicais terá concerto online em celebração aos 61 anos de Brasília


13 Apr
13Apr

Recital Schubert-Britten será apresentado nesta sexta (16), às 20h, no YouTube da Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos que desde 1987 realiza esta série de concertos gratuitos

No mês em que Brasília comemora 61 anos, a Casa Thomas Jefferson presenteia a capital federal com a abertura da temporada 2021 das Sextas Musicais. Com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do centro binacional ((4) Casa Thomas Jefferson - YouTube), o Recital Schubert-Britten reunirá, nesta sexta-feira (16.04), às 20h, três talentosos representantes da região Norte, além de uma musicista brasiliense, no palco do CTJ Hall.

O programa do recital inclui as peças Erlkönig e Trio de Cordas D581, de Schubert; e Phantasy Quartet, do compositor Benjamin Britten, que mostra a sua genialidade ao escrever para esta formação inusitada com apenas 19 anos de idade.

No palco, estarão a violinista amapaense Lilian Raiol, spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, e o violeiro paraense Márcio da Costa, solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, que em 2020 formaram o duo Assai para trabalharem a e vencerem o isolamento social. A distância, produziram e publicaram vídeos que alcançaram sucesso e centenas de visualizações.

No Recital Schubert-Britten, eles se unem à violoncelista brasiliense Mirella Righini, ex-integrante da Orquestra Filarmônica de Goiás; e ao oboísta paraense Moisés Pena, integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

“A ideia do recital foi trazer formações diferentes de música de câmara, que fogem das tradicionais, como duo com piano, quarteto de cordas, quinteto de cordas, quinteto de sopros, trio com pianos. Teremos três peças, cada uma com uma formação. A primeira é uma canção de Schubert para violino e viola, um duo que não se vê muito. Para a segunda peça, também de Schubert, temos um trio de cordas com violino, viola e violoncelo, que também não é uma formação tradicional. É interessante porque ele já tinha escrito quartetos, mas teve dificuldade para escrever para trios. Esse é o único trio completo dele, com quatro movimentos”, explica Lilian Raiol.

“A terceira peça do repertório é um quarteto com oboé, também formação super rara. É de Britten, um quarteto com um movimento só. É uma peça genial, pouco tocada. E Britten escreveu com apenas 19 anos. Isso mostra toda a genialidade dele”, complementa a violinista.

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com indicação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de promover o desenvolvimento humano por meio da cultura e educação.

Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Serviço:

Sextas Musicais - Recital Schubert-Britten

Quando: 16 de abril, às 20h

Onde: CTJ HALL

Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube 


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.