Projeto Aflorar arrecada itens essenciais para mulheres vítimas de violência


21 Oct

Iniciativa surgiu da parceria entre a UMMA Soluções em Saúde e a camiseteria LUMAS, duas empresas que participam do Casulo, um projeto de suporte a empreendedores do DF


Presente desde os anos 90, o movimento Outubro Rosa é marcado por ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Embora seja uma campanha mundial, trata-se de um tema ainda distante da realidade de muitas mulheres em situação de vulnerabilidade no Brasil. Para se cuidar é preciso autoestima, algo que vítimas de violência costumam desconhecer, pois isso lhes foi arrancado à força. Cientes dessa grave situação, a UMMA Soluções em Saúde e a camiseteria LUMAS resolveram ir além do discurso e agir.

Duas empresas que prezam pelo cuidado e o protagonismo feminino, LUMAS e UMMA se uniram no Projeto Aflorar. O objetivo: arrecadar materiais de higiene pessoal e autocuidado para as mulheres vítimas de violência doméstica em estado de vulnerabilidade extrema residentes na Casa Abrigo no Distrito Federal. Essas mulheres também assistirão a uma palestra realizada pela UMMA, com temas como: autoexame de prevenção ao câncer de mama; o tratamento e os cuidados pós-diagnóstico da doença; além de planejamento reprodutivo e valorização pessoal.

A arrecadação será realizada até o dia 24 de outubro. Vários parceiros já abraçaram a causa e se tornaram pontos de coleta dos itens de higiene pessoal e autocuidado: Anima, Vert Café, The Brain Coworking, Kau Nesi – Sobrancelhas e Maquiagem, Maria Coutinho Studio, Doux – Cake and Sweets, e Jéssica Maria – Designer de Sobrancelhas. (veja a lista com os endereços ao fim do texto).


Encontro de encasuladas

O encontro entre LUMAS e UMMA só foi possível graças ao Casulo, um projeto realizado pela Cápsula e idealizado por JC Decaux e The Brain Coworking que consiste em criar uma proteção para empreendedores em meio à pandemia. A iniciativa fornecerá, durante três meses, conteúdo técnico especializado às micro e pequenas empresas escolhidas. Tudo gratuitamente.

“Estávamos encasuladas no The Brain quando me aproximei da Fe (Fernanda Sales, sócia da LUMAS) e falei sobre a ação de promoção da saúde na Casa Abrigo. Então, perguntei se parecia uma boa ideia arrecadar algo. A Fe já foi logo perguntando: ‘até que dia podemos arrecadar?’. Assim aflorou o projeto”, explica Nayana Cambraia, diretora da UMMA. “Na mesa vizinha, o pessoal da Anima Produções ouviu e já se dispôs a ajudar – #heforshe no AFLORAR tem! – e reforçou a nossa certeza de que o projeto era mais do que necessário, urgente!”, detalha Fernanda.

A partir desse início promissor, começou a procura por empreendedoras como parceiras e, rapidamente, houve uma forte aderência. “Recebi mensagem da Taísa – responsável pelo Instituto Inclusão – emocionada ao saber do Aflorar. Isso é muito gratificante, me dá a certeza de que estamos no caminho certo e todos temos algo para oferecer, sair do mero discurso e fazer", destaca Nay.

O Projeto Aflorar segue aberto para receber a colaboração de novas empresas dispostas a serem parceiras dessa iniciativa. Seja para se tornar ponto de coleta, seja para contribuir com doações, todos são bem-vindos.


Sobre a UMMA

A UMMA é uma empresa que ajuda negócios de saúde a se desenvolverem, transformando-os em ambientes de cuidado humanizado, onde se olha além da doença, acolhe, escuta e fomenta o cuidado. Nossa atuação leva em consideração todos os envolvidos no processo, suas histórias, saberes e desejos, pois o engajamento vem desse processo onde as pessoas são valorizadas. Assim, uma das nossas devolutivas para a sociedade é cuidar de mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo saúde e capacitação, onde essas mulheres se tornam protagonistas de suas vidas através de um trabalho de excelência nas clínicas e instituições de saúde onde a UMMAS passa.


Sobre a LUMAS

A LUMAS nasceu com o propósito de promover o protagonismo feminino por meio de mensagens de impacto em um negócio sustentável. Fernanda Sales, Laura Christine e Yasmin Franklin são os nomes à frente da marca. Os dizeres dos produtos, disponíveis no @lumasfly incluem: “Liberte-se”, “Amar a si mesma é uma revolução”, “Seja sua própria luz”, “Perfeita é a coragem de ser im.per.feita”. A sustentabilidade é uma das diretrizes da LUMAS, que compreende esse ativo como sendo parte de todo o processo criativo e de produção. As ações vão desde a priorização da cadeia produtiva de mulheres à valorização da diversidade e da cultura local, além da seleção de matéria-prima eco-friendly.


Onde doar:

Sudoeste

Kau Nesi Studio

CCSW 6 - Ed. Miami Center

Asa Sul

Vert Café

CLS 403 Bloco B Loja 34


The Brain

503 Sul

Maria Coutinho Studio

Clube dos Previdenciários - 712/912 Sul


Asa Norte

Doux Brigaderia

716 Norte


Guará

Jéssica Maria Designer de Sobrancelhas

Feira do Guará - Corredor E - Loja 151


Casa Park ao lado Parkshopping

The Brain

Casa Park - 1° andar


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

 www.eixoscomunicacao.com.br


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.