24 Nov

Grupo apresentará composições próprias, além de canções de mestres como Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Baden Powell. Show será transmitido pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson

Reencontro. Depois de um longo período de isolamento em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a contrabaixista, compositora e cantora Paula Zimbres volta a reunir seu quarteto no palco do CTJ Hall, nesta sexta-feira (26), às 20h, para apresentar um repertório de música brasileira instrumental e vocal. O espetáculo será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, centro binacional que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

No espetáculo, que faz parte das Sextas Musicais, estão composições de Paula em parceria com a pianista Iara Gomes e o violonista Cairo Vitor, além de canções de luminares da música brasileira, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Baden Powell.

O programa deste concerto levará o público a um passeio por diferentes atmosferas e paisagens sonoras, mesclando a música brasileira e o jazz e a música instrumental, em improvisos e arranjos de grande expressividade. Paula cantará e tocará o contrabaixo elétrico e o piano, trazendo, além de suas composições, interpretações muito pessoais de canções de outros artistas.

A musicista

Paula Zimbres nasceu em Brasília. Lançou dois álbuns solo inteiramente autorais: Água Forte (2012), produzido por André Mehmari; e Moinho (2017), produzido pela própria Paula. Ela atua como instrumentista em diversas formações de música instrumental e música brasileira. Atualmente, tem se aproximado mais do universo da canção, musicando poemas e interpretando músicas de mestres como Milton Nascimento, Egberto Gismonti e Gilberto Gil.

Durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, Paula desenvolveu um repertório que pudesse executar sozinha, apenas com o contrabaixo e a voz. O resultado dessas explorações está registrado em um EP, incluindo temas de Egberto Gismonti, Gilberto Gil, Tom Jobim, entre outros, lançado em maio de 2021 nas plataformas digitais.

Paula se graduou em Composição Musical e é Mestre em Musicologia, ambos pela Universidade de Brasília, onde desenvolveu pesquisa sobre a influência da música erudita na música popular instrumental brasileira, viés que norteia também seu trabalho composicional. Em 2021, iniciou o Doutorado em Música na Universidade Estadual de Campinas com projeto sobre formações camerísticas na música instrumental brasileira e suas relações com os ideais do movimento modernista. Paula Zimbres é pesquisadora com foco nas áreas de música instrumental brasileira, música popular, composição e performance da música instrumental.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

SERVIÇO

Sextas Musicais – on live streaming

Paula Zimbres Quarteto

Paula Zimbres, contrabaixo e vocal; Iara Gomes, piano; Cairo Vitor, violão; Renato Galvão, bateria.

Data: 26 de novembro de 2021

Horário: 20 horas

Onde: CTJ HALL - Casa Thomas Jefferson – Asa Sul

Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube

Classificação indicativa: livre


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Claudio Fernandes / Bruna K Marques

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.