Jovem talento do violoncelo se apresenta nesta sexta (7/5) no CTJ Hall


04 May
04May


Brasiliense Andre Freire mostrará repertório com obras de Ysaye, Bach, Ligeti e do brasileiro Clóvis Pereira. Recital será transmitido a partir das 20h no YouTube da Casa Thomas Jefferson

Um jovem e virtuoso violoncelista brasiliense será a atração do CTJ Hall na edição desta semana das Sextas Musicais. Nascido em 1999, Andre Freire começou a frequentar os eventos musicais na Casa Thomas Jefferson ainda no ventre de sua mãe e seguiu comparecendo durante todo o seu crescimento. Nesta sexta-feira (7/5), às 20h, ele ocupa o palco que aprendeu desde cedo a admirar, mostrando seu virtuosismo com um repertório desafiador e complexo. O recital será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.


Neste programa, especialmente escrito para o violoncelo solo, Andre explora duas importantes formas musicais do repertório para o instrumento: a sonata e a suíte. Interpretará, primeiramente, a sonata de Eugene Ysaye (1858-1931), importante violinista e compositor belga do período romântico. Após escrever as suas famosas seis sonatas para violino solo op 27, Ysaye compôs a sonata para o violoncelo solo op 28 em em quatro movimentos, representando a forma tradicional da sonata romântica.


A seguir, Andre interpretará a sexta e última suíte para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach (1685-1750), compositor barroco que reuniu nesta suíte as danças populares da época de diferentes regiões do continente europeu.


Na sequência, o artista brasiliense apresentará a sonata do húngaro Gyorgy Ligeti (1923-2006), escrita com apenas dois movimentos, que apresenta linguagem e estilo contrastantes à sonata de Ysaye.


Para finalizar o programa deste recital, serão executados três movimentos da suíte Macambira, do brasileiro Clóvis Pereira (1932). Composta para o consagrado violoncelista Antônio Meneses em 2007, reúne elementos da música brasileira, particularmente de herança nordestina, com elementos da suíte no. 1 de J. S. Bach para o instrumento.


Sobre o músico

O brasiliense Andre Freire iniciou seus estudos musicais na infância, em Brasília, com a professora Norma Parrot. Estudou com Pedro Bielschowsky, Hampus Linderholm e Lars-Erik Persson. Atualmente, estuda com Elise Pittenger, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde cursa graduação em Música.


Andre participou, como bolsista, do Festival Internacional de Campos do Jordão (SP), de Aurora Masterclasses (Suécia), do Side by Side by El Sistema Sweden e, no University of New Mexico Summer Institute, obteve menção honrosa na competição solo, entre muitos outros importantes festivais de música.


Participou de masterclasses com grandes mestres, como Asier Polo, Antonio Meneses, Matias de Oliveira Pinto, Felix Fan, entre outros. Atuou nas Orquestras Sinfônicas da UnB, da UFMG, bem como VÄGUS e Göteborgs Ungdomsymphoniker (Suécia). Trabalhou com os regentes Gustavo Dudamel, Santtu-Matias Rouvali, Pedro Neves e Giancarlo Guerrero. Realizou concertos como camerista nos Estados Unidos, na Suécia, na Noruega e em vários estados brasileiros. Durante a pandemia, gravou recitais para SESC e Performus.


Serviço

Sextas Musicais on live streaming

Recital solo de Violoncelo com Andre Freire

Quando: 7 de maio, às 20h

Onde: CTJ HALL

Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube

Classificação indicativa: livre




INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.