Espetáculo musical celebra a cultura afro-brasileira nesta sexta (19)


17 Nov

Violoncelista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, vocalista e multi-instrumentista, Juka Du Kassay apresenta A poética musical afro-brasileira, às 20h, no YouTube da Casa Thomas Jefferson

Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no Brasil. Também destaca os avanços na luta do povo negro e celebra a cultura afro-brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte, em 1695, de Zumbi dos Palmares, considerado um dos principais líderes do povo africano no Brasil e que lutou pelo fim do sistema escravista.

Para celebrar, por meio da música, da arte e da cultura, essas reflexões de cada espectador e da sociedade como um todo, o CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson, recebe nesta sexta-feira (19), às 20h, o espetáculo A poética musical afro-brasileira. O concerto faz parte das Sextas Musicais, tradicional evento do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

Com um programa formado por composições populares e eruditas, A poética musical afro-brasileira apresenta um artista com ancestralidade africana, Juka Du Kassay, que ocupa o mais elevado posto do universo musical, que é um lugar em uma importante orquestra sinfônica: a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Mas Juka vai muito além. Ele transita todas as dimensões do legado cultural da sua ancestralidade, bem como da música popular brasileira. Violoncelista, vocalista e multi-instrumentista, Juka desenvolve uma profícua atividade de composição de poesias influenciadas pela diversidade cultural brasileira.

Com formação acadêmica em Música e Ciência Política, além de ser um estudioso da Filosofia, ele tem o olhar voltado com atenção para os movimentos pós-vanguardistas ocidentais das últimas décadas. Nascido em Aracaju, Juca iniciou seus estudos musicais aos 13 anos. Mora em Brasília há mais de duas décadas, onde constrói seus escritos musicais baseados no estilo afro-brasileiro, bem como nos diferentes estilos sul-americanos.

Juka participou, como músico convidado, de importantes eventos musicais populares no Brasil e no exterior. Nos Estados Unidos, participou, na Estação de Rádio da Universidade de Wyoming, do Centennial Festival – Woodstock com repertório predominante de obras de sua autoria.

A poesia de Juka traz um pouco de sua experiência dentro de uma cultura universalista, seja como clarinetista do grupo de choro e alvoradas, violoncelista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, capoeirista das rodas da praia de Atalaia, entre outros aspectos socioculturais das sociedades americanas. Ele cumpre intensa agenda de colaboração com diversos e diversificados artistas e grupos com variados estilos musicais por seu talento e versatilidade artística e musical.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

SERVIÇO

Evento: Sextas Musicais – on live streaming

A Poética Musical Afro-Brasileira

Juka Du Kassay, violoncelo, vocal e direção musical

Ligia Moreno, piano; Diana Mota, flauta e backvocal; Eduardo Rodrigues, acordeon; João Marinho, guitarra; Di Stéfano, bateria.

Data: 19 de novembro de 2021

Horário: 20 horas

Onde: CTJ HALL - Casa Thomas Jefferson – Asa Sul

Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube

Classificação indicativa: livre


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Claudio Fernandes / Bruna K Marques

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.