20 Apr

Com canções do novo álbum do pianista Diogo Monzo, apresentação com entrada gratuita nesta sexta (22) terá a participação da poetisa Fernanda Quinderé, que declamará poemas em homenagem à cidade

O 62º aniversário da capital federal, celebrado nesta quinta-feira (21), será celebrado pela Casa Thomas Jefferson com a apresentação especial do Sextas Musicais desta semana. No espetáculo Brasília entre poesia e música, nesta sexta (22), às 20h, o pianista Diogo Monzo apresentará as canções de seu novo álbum, Sebastiana, acompanhado pelo contrabaixista Bruno Rejan e o baterista Di Stéffano. O trio terá a companhia da poetisa Fernanda Quinderé, que declamará poemas em homenagem à cidade. 

O espetáculo terá público presencial no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP-SUL 706/906. E a transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais, será mantida em todos espetáculos. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online. 

Diogo Monzo apresenta Sebastiana como um presente de aniversário para Brasília e para sua comunidade. “A vida sempre nos dá uma forma de expressar, nos dá o afeto como finalidade da própria vida. Em janeiro de 2021, às vésperas da gravação deste álbum, perdi minha avó. O nome Sebastiana, título escolhido, é um gesto de carinho, gratidão e reconhecimento das influências que dela recebi”, revela o artista. 

“No álbum, apesar de ter uma música inédita do Luiz Eça, músico que estudo há anos e pelo qual sou muito influenciado, eu busco explorar o meu lado de compositor e dar voz às minhas composições. Minha intenção foi desenvolver pequenos temas a partir de ritmos brasileiros, tais como baião, frevo, maracatu, samba, choro etc, que se entrelaçam e ganham corpo através dos momentos de improvisação”, explica Monzo.

O projeto é composto por performances musicais em trio (piano, contrabaixo e bateria), duos (piano e contrabaixo, piano e violão) e piano solo. “É um trabalho sobre liberdade, sobre respeito ao próximo, sobre ter o direito de ser. Eu carrego isso muito forte dentro de mim, fruto da influência da história de vida da minha avó.”  

A Casa Thomas Jefferson e Brasília 

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade. 

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil. 

Sobre as Sextas Musicais 

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Sobre o artista

Diogo Monzo é doutorando em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sob a orientação do professor Dr. Clifford Hill Korman. Ele foi selecionado entre os top 5 no “Made in New York Jazz Competition”, escolhido um dos melhores instrumentistas do ano de 2015 pelo site Melhores da Música Brasileira - pelo disco Meu Samba Parece Com Quê? e, em 2018, pelo disco Diogo Monzo Filho do Brasil, lançado pela gravadora Biscoito Fino. Monzo é, também, o autor do CD Luiz Eça por Diogo Monzo, lançado pela gravadora Fina Flor, do CD Hinos Tradicionais sob Uma Nova Concepção e do livro Hinos Tradicionais Sob Uma Nova Concepção.

Em 2015, Diogo Monzo fez a sua estreia na Europa, onde apresentou concertos de piano solo na Hungria, na Itália e em Portugal. Em 2016, se apresentou pela primeira vez nos Estados Unidos, em Nova York, no Tribeca Performing Arts Center, com grandes nomes do jazz, como Rufus Reid, Tommy Campbell, Philip Harper e Bobby Sanabria.

Desde então, Diogo cumpre intensa agenda de apresentações e colaborações com o trio, orquestras sinfônicas, bandas sinfônicas, big bands, grupos, cantores, piano solo, entre outros, em importantes salas de concerto, festivais de música, universidades, programas de TV no Brasil e no exterior.

Programa do espetáculo Brasília entre poesia e música 

1. Song for Sebastiana (Diogo Monzo) 

2. Transantonte (Diogo Monzo e Di Steffano) 

3. Branquinha (Diogo Monzo) 

4. Pax de Deux (Diogo Monzo e Fernanda Quinderé) 

5. Idas e Vindas (Diogo Monzo) 

6. Melancolia (Luiz Eça) 

7. Manhã (Diogo Monzo) 

8. Meu Samba Parece Com Quê? (Diogo Monzo) 

9. Mangaba (Diogo Monzo) 

10. Luar do Sertão (Catulo da Paixão) 

11. Quase um Adeus (Luiz Eça) 

12. Mugunzá (Diogo Monzo) 

13. Segredos (Diogo Monzo)

Serviço 

BRASÍLIA ENTRE POESIA E MÚSICA 

Lançamento do CD Sebastiana 

Diogo Monzo, piano; Bruno Rejan, contrabaixo; Di Stéffano, bateria Poeta e escritora: Fernanda Quinderé

Sextas Musicais – on live streaming e presencial 

Data: 22 de abril de 2022 

Horário: 20 horas 

Local: CTJ HALL-Casa Thomas Jefferson


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Bruna K Marques

TEL: 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.