Espetáculo AssuntoGrave – O Brilho da Ausência homenageia a pianista Francisca Aquino


03 Nov

Parceiro por mais de duas décadas da musicista, falecida há dois anos, Ricardo Vasconcellos terá a participação de artistas convidados para contar um pouco mais sobre Francisca. Espetáculo será nesta sexta (5), às 20h, com transmissão pelo YouTube

Por ocasião dos dois anos de falecimento da pianista, professora, compositora e arranjadora Francisca Aquino, parceira e amiga da Casa Thomas Jefferson, a edição desta semana das Sextas Musicais será uma homenagem a esta grande musicista, que formou o Duo AssuntoGrave com Ricardo Vasconcellos por mais de duas décadas. A apresentação será nesta sexta (5), às 20h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

O espetáculo AssuntoGrave – O Brilho da Ausência, subtítulo criado pela flautista Beth Ernest Dias, destaca a maestria de Francisca como compositora e apresenta um repertório de obras que fizeram parte da trajetória do Duo AssuntoGrave. Neste concerto, Ricardo Vasconcellos conta com a participação de Oswaldo Amorim (contrabaixo), Renato Vasconcellos (piano e escaleta), Marília de Alexandria (piano), Ney Rosauro (vibrafone) e Pedro Vasconcellos (cavaquinho), amigos, colegas e parceiros de Francisca. Beth Ernest Dias (textos e locução) fará o contraponto, contando um pouco mais sobre a musicista.

No repertório, serão apresentadas obras de Charlie Haden, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Francisca Aquino, J.S. Bach, Ennio Morricone, entre outros.

Sobre o AssuntoGrave

AssuntoGrave surgiu como uma série de espetáculos musicais, criada pelo contrabaixista Ricardo Vasconcellos em 1982. Como o título evidencia, a proposta básica é colocar o contrabaixo na linha de frente, destacando sua performance como instrumento solista. Outra característica marcante é o estilo crossover, mesclando música popular e erudita por meio de um repertório bastante diversificado, bem como da presença de músicos das mais variadas escolas.

A partir de 1998, quando convidado a se apresentar pela primeira vez na Convenção da International Society of Bassists nos Estados Unidos, Ricardo passou a trabalhar em parceria com a pianista Francisca Aquino (1956-2019), tornando AssuntoGrave o nome do duo instrumental e a marca de uma editora de partituras e serviços: a AssuntoGrave Edições Musicais Ltda.

Foram mais de 20 anos de apresentações no Brasil e no exterior, participações em cursos e workshops, inúmeros trabalhos de arranjos, principalmente de música popular para formações tradicionalmente eruditas, composições e publicação de quase 100 títulos em partituras. Nesse período, Francisca desenvolveu a arte da composição, demonstrando ser muito mais do que uma exímia pianista, ótima professora e uma excelente arranjadora.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Serviço

Sextas Musicais – on live streaming

AssuntoGrave – O Brilho da Ausência

Ricardo Vasconcellos e Oswaldo Amorim, contrabaixos; Renato Vasconcellos, piano e escaleta; Marília de Alexandria, piano; Ney Rosauro, vibrafone; Pedro Vasconcellos, cavaquinho.

Data: 5 de novembro de 2021

Horário: 20 horas

Onde: CTJ HALL - Casa Thomas Jefferson

Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube

Classificação indicativa: livre


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Claudio Fernandes / Bruna Marques

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.