Duo de violoncelo e piano apresenta a MPB dos séculos 20 e 21


12 Aug
12Aug

Fábio Presgrave e Joana Holanda homenageiam a música de compositores brasileiros nesta sexta-feira (13.8), às 20h, em live transmitida pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson

O violoncelo de Fábio Presgrave e o piano de Joana Holanda são os instrumentos que levarão os espectadores do Sextas Musicais a um passeio pela música brasileira produzida nos séculos XX e XXI. Nesta sexta (13.8), a partir das 20h, os dois músicos de brilhante trajetórias acadêmica e artística se apresentam no palco do CTJ Hall em concerto que será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, centro binacional que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

O programa inclui composições consagradas, estreias e homenageia, em especial, a música de compositores brasileiros. Fábio Presgrave e Joana Holanda apresentarão peças de concerto, releituras e arranjos de clássicos da música popular brasileira, com obras de Andrés Posada, Almeida Prado, Sibelius, Wagner Tiso, entre outros.

Sobre os músicos

Fabio Soren Presgrave é bacharel e mestre pela renomada Juilliard School of Music, em Nova York (EUA). Atuou como solista da Qatar Philarmonic, da Orquestra de Rosario (Argentina), da Orquestra Sinfônica Brasileira, entre outras. Ministrou masterclasses em instituições como Sibelius Academy (Finlândia), Royal Academy of Music (Dinamarca), Conservatório de Oviedo (Espanha), Conservatório de Frosinone (Itália), Interlochen Center for the Arts (EUA) e as Escolas Superiores de Essen e Muenster (Alemanha). Em 2020, apresentou-se em mais de 20 instituições da área da saúde, prestando apoio e solidariedade. Recebeu seu doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fabio foi co-autor do livro Violoncelo XXI: estudos para aprender a tocar e gostar de música contemporânea e coordenador do livro Ensaios sobre a Música dos Séculos XX e XXI: composição, performance e projetos colaborativos. Atualmente, é o vice-diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor colaborador dos programas de Pós-Graduação em Música da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Joana Holanda dedica-se à pesquisa e à interpretação da música contemporânea brasileira. Em 2013, lançou seu primeiro CD, Piano Presente, licenciado pelo selo SESC-SP e todo dedicado à música de compositores brasileiros da atualidade. Joana possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Artes pela University of Iowa, nos Estados Unidos, com bolsa de TA (Teaching Assistant), e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com bolsa da Capes. Durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa na City University, em Londres. Holanda foi professora da Universidade Federal de Pelotas (RS) por 11 anos. Atualmente, integra o quadro de docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde é vice-coordenadora do bacharelado em Música. Joana coordenou o 1º Encontro de Música Contemporânea de Natal na Escola de Música da UFRN em 2019.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com indicação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Serviço

Sextas Musicais – on live streaming

Recital de Violoncelo e Piano

Quando: 13 de agosto de 2021

Horário: 20h

Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson

Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube

Classificação indicativa: livre

 


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Claudio Fernandes / Bruna Marques

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.