Concerto de lançamento do Posaune Brasil homenageia Independência dos EUA


07 Jul
07Jul

Grupo dedicado ao intercâmbio de trombonistas se apresenta nesta sexta (09.07), às 20h, no CTJ Hall, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson. Duo das Américas também participa desse espetáculo comemorativo 

Em homenagem à data nacional da Independência dos Estados Unidos, a Casa Thomas Jefferson, em parceria com a Embaixada dos EUA no Brasil, promovem, nesta edição do Sextas Musicais (09.07), o concerto Independence Day: 4th of July. 

Com início às 20h e transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, o evento receberá o lançamento do Posaune Brasil, conjunto da Sociedade de Concertos de Brasília (SCB) dedicado ao intercâmbio de trombonistas brasileiros e residentes estrangeiros no Brasil, além de receber convidados especiais que vivem no exterior.

Com a participação de 14 trombonistas, entre tenores e baixos, o programa desta apresentação, sob a regência da maestrina Mariana Menezes, terá peças de compositores como Ian Deterling, Richard Strauss, Richard Myen, Johannes Brahms, John Fumasoli e Allen Chase. 

O conjunto Posaune Brasil é inspirado no grupo norte-americano Posaune Decuple, fundado por Glenn Dodson (1931-2007), que atuou como o principal trombonista da Philadelphia Symphony Orchestra, uma das cinco mais importantes dos EUA, na qual os mais prestigiados trombonistas norte-americanos se apresentam em turnês e grandes eventos. 

Trombonista baixo solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Darrin Coleman Milling, fundador do Posaune Brasil, é também músico integrante do Posaune Decuple desde 2006 e, atualmente, atua na coordenação do conjunto brasileiro, que tem a maestrina Mariana Menezes como regente titular e diretora artística. 

Duo das Américas

O programa especial desta edição do Sextas Musicais tem, em sua primeira parte, a apresentação do Duo das Américas, virtuoso duo de trombone baixo e piano formado por Deborah Fernandes Nilson, piano, e Darrin C. Milling, trombone baixo, que apresentará peças de Ian Deterling, Villa-Lobos, Fauré, Gershwin, Santoro, Piazzolla, dentre outros.   

Sobre os músicos

Mariana Menezes é uma das mais talentosas maestrinas em destaque no atual cenário musical brasileiro. Ela atua no pódio de renomadas e importantes orquestras no País e exterior: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Heliópolis, na Sala São Paulo; Orquestra da Costa Atlântica (Portugal), Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de João Pessoa, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, entre outras.

Darrin Coleman Milling, trombonista baixo, nasceu em Baltimore, nos Estados Unidos, e é artista da Edwards Instrument Company, co-fundador do Low Brass Project Chamber Ensemble & Company e  membro do Quinteto de Metais São Paulo.  Darrin é bacharel pelo The Curtis Institute of Music, realizou estudos de pós-graduação no Esther Boyer College of Music, na Filadélfia, e foi bolsista da New World Symphony. Integrou a Orquestra do Teatro de Ópera da Pensilvânia e na Filarmônica de Naples, na Flórida. Atuou atuou como instrumentista convidado na Orquestra da Filadélfia e na Orquestra Sinfônica de Baltimore. Como solista, se apresentou com a De Paul Chamber Orchestra, Chester Community Concert Band, Banda Sinfônica Jovem Do Estado de São Paulo e no Luzerne Chamber Music Festival, nos Estados Unidos. Como professor, atuou na faculdade de Wilkes-Barre e ministrou masterclasses no Tanglewood Music Center, Indiana University, Eastman School of Music, New England Conservatory e no Curtis Institute of Music. Atualmente, ocupa a posição de principal trombone da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Deborah Fernandes Nilson, filha de brasileiros, nasceu na cidade de London (Canadá) e iniciou seus estudos musicais aos 10 anos. Em 2007, obteve o 1º prêmio no Concurso de Música de Câmara do Festival Internacional de Inverno de Brasília em duo com a flautista Maira Urbano. Posteriormente, desenvolveu trabalhos com o flautista Toninho Alves, além de duo de piano a quatro mãos com Alexandre Dias. Desde 1992, desenvolve trabalho como professora de piano e é professora efetiva do Núcleo de Piano Erudito da Escola de Música de Brasília desde 2013. Deborah é bacharel e especialista em Piano pela Universidade de Brasília, onde estudou com a professora Elza Kazuko Gushikem. Em 2005, obteve o grau de mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, como bolsista do CNPq, sob orientação do professor Dr. Maurício Veloso.

O elenco da Pausane Brasil: 

Trombones Tenores 

Amanda Stewart, Saint Louis Symphony Orchestra – 1º trombone associada (colaboração virtual – solista convidada dos EUA); 

Anderson Pego, trombonista – Orquestra Filarmônica de Goiás; 

André Martins, segundo trombone – Orquestra Sinfônica de Goiânia; 

Eduardo Machado, trombone solo – Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo; 

Pedro Camargo, 3º trombone – Orquestra Sinfônica de Goiânia; 

Regis Jayme, primeiro trombone – Orquestra Sinfônica de Goiânia; 

Sabryna Pinheiro Faria, Academista – Academia Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Trombonista do Quinteto Olympea (colaboração virtual); 

Samuel Gomes de Souza, primeiro trombone da Banda da Polícia Militar do Estado de Goiás; 

Silas Falcão, trombone solo – Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás.


Trombones Baixos

Adib Vera, trombone baixo solo – Orquestra Filarmônica de Goiás; 

Darrin C. Milling, diretor associado e músico titular, trombone baixo solo - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Osesp; 

Pedro Henrique Ribeiro, trombone baixo – Orquestra Sinfônica de Goiânia; 

Thiago Cleyton, trombone baixo – Banda de música do CBMDF; 

Tiago Poty, co-fundador e trombonista baixo de Quinteto Brasília Brass, professor de trombone da Escola de Música de Brasília.


Serviço 

Concerto Independence Day: 4th of July

Sextas Musicais – on live streaming

Sexta-feira, 9 de julho de 2021, às 20h

Duo das Américas, Deborah Fernandes Nilson, piano, e Darrin C. Milling, trombone baixo 

Posaune Brasil, conjunto de trombones 

Mariana Menezes, regência e direção artística

Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube

Classificação indicativa: livre 




INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.