Com presença de gigantes do audiovisual, 3º Ambiente de Mercado impulsionará negócios para o setor


25 Nov

Com início nesta segunda (25), o evento, que acontece dentro do Festival, reúne realizadores, players e importantes agentes internacionais do mercado audiovisual. Inscrições estão abertas


A 3ª edição do Ambiente de Mercado, dentro do 52º Festival de
Brasília Caio Gullane ministrará a aula aberta Empreender no Cinemado Cinema Brasileiro, reunirá, a partir desta segunda-feira (25.11) no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), produtores, curadores de grandes festivais internacionais, financiadores, desenvolvedores de games, agentes públicos, distribuidores, agentes de vendas, TVs e plataformas de VOD, entre outros, a fim de impulsionar as possibilidades de negócios do audiovisual para o mercado nacional nos próximos anos. 

Com a adesão de mais de 30 relevantes players brasileiros e internacionais, entre eles Netflix, Amazon, Fox e Globo Filmes, a 3ª edição do Ambiente de Mercado consolida Brasília como importante polo audiovisual no país. Trata-se de uma oportunidade para realizadores encontrarem alguns dos maiores compradores de conteúdos, por meio de rodadas de negócios, clínicas, workshops, aulas abertas e pitchings, além de conhecerem a atuação desses players no mercado e experiências negociais bem-sucedidas.

Nesta edição, em parceria com o Sebrae, estão previstas atividades como: clínicas de marketing audiovisual, de roteiro e de comercialização para o mercado internacional; os estudos de caso, lançamento no Brasil do filme Rafiki e o projeto transmídia Na Terra dos Ekitumans; treinamento para pitchings; conversas com players e rodadas de negócios, além de aulas abertas.

As atividades do 3o Ambiente de Mercado são pagas. Para participar, é necessário adquirir o Passaporte Mercado. Acesse o site festivaldebrasilia.com.br e confira as informações. 

Saiba como estão distribuídas as atividades do Ambiente de Mercado:

 

Clínicas – 25 de novembro

 

Clínica de Marketing Audiovisual (Felipe Lopes)

Discutir oportunidades no mercado audiovisual do ponto de vista da distribuição; pensando o público para o projeto desde o início; posicionamento, engajamento e estratégias de comunicação. Como definir o público-alvo, estimativas de público e estratégias de janelas.


Clínica de Roteiro (Leo Garcia)

Realização de uma leitura e análise levando em conta pontos como: Conceito, Estrutura Dramática, Tramas, Personagens, Diálogos e Sugestões criativas. O objetivo é que o autor tenha as ferramentas para retrabalhar o seu roteiro.

 

Clínica Comercialização para o Mercado Internacional (Mary Morita)

Neste encontro, produtores poderão discutir estratégias de negociação, vislumbrando o melhor desempenho de suas obras no mercado internacional.


Estudo de Caso: Na Terra dos Ekitumans (com Márcio Moraes) - 25 a 27 de novembro

Na Terra dos Ekitumans, com Márcio Moraes, da Tree House Studios: A instalação multissensorial imersiva O sumidouro de Ágreda reconstrói um dos cenários da Terra dos Ekitumans, mergulhando o participante em sensações físicas e emocionais. O público é convidado a interagir com cores, imagens, odores, texturas e sons em um ambiente imprevisível e instigante, através de estruturas físicas, realidade virtual e aumentada. O Lounge Ekituman apresenta artes conceituais do universo do projeto Na Terra dos Ekitumans.

 

Estudo de Caso: Rafiki (Com Paula Gomes) - 25 a 27 de novembro

Olhar Distribuição apresenta: Um estudo de caso sobre o lançamento no Brasil do filme Rafiki. A Olhar compartilha a experiência de lançar um filme estrangeiro de fora do eixo com um baixo orçamento. Quais foram os desafios para mobilizar e engajar o público; suas estratégias de comunicação; e a parceria para codistribuir o longa com a IPcine.

 

Workshops

    • Clearance: licenciando conteúdo de terceiros que se inserem na sua obra, com Paula Tupinambá

    • Teorias de séries: desenho de temporada, com Julia Priolli

    • Treinamento para os Pitchings (apenas para os projetos selecionados), com Victor Lopes

 

Aulas abertas

    • Potências negras: um olhar de mercado, com Fernanda Lomba

    • Como vender para streaming – O trabalho do agregador, com Fabriccio Annunciato (ETC Filmes)

    • Lançamento Nicho 54

    • Empreender no cinema, com Caio Gullane

 

Conversas com players

    • Arte 1, representado por Janaína Tadeu

Joana Brea, dos Amazon Studios, que desenvolve programas de televisão e filmes


    • Paris Filmes, representada por Ricky Hiraoka

    • Coração da Selva, representada por Luciano Patrick

    • Discovery Kids, representado por Tatiana Borges

    • Telecine, representado por Gabriel Cohen

    • Amazon Studios, representada por Joana Brea

 

Rodadas de Negócios

    • Academia de Filmes, representada por Priscila Azevedo

    • Amazon Studios, representada por Joana Brea

    • Arte 1, representado por Janaína Tadeu

    • Boutique Filmes, representada por Gustavo Mello

    • Canal Brasil, representado por Marina Pompeu

    • Coração da Selva, representado por Luciano Patrick

    • Canal Curta!, representado por Marina Kezen

    • Descoloniza Filmes, representado por Ibirá Machado

    • Discovery Kids, representado por Tatiana Borges

    • Elo Company, representada por Gabriela Souza

    • FiGa Films, representada por Sandro Fiorin

    • Fox, representada por Julia Priolli

    • Globo Filmes, representada por Carolina Rapp

    • GloboNews, representada por Luiz Eduardo Garcia

    • Livres Filmes, representada por Carla Osório

    • NBC Universal, representada por Ana Cristina Paixão

    • Netflix, representada por Adrien Muselet

    • O2 Play, representada por Margot Brandão

    • Olhar Distribuição, representada por Paula Gomes

    • Paris Entretenimento, representada por Ricky Hiraoka

    • Paris Filmes, representada por Ricky Hiraoka

    • RT Features, representada por Felipe Poroger

    • RTP, representada por Alice Milheiro

    • Sesame Workshop, representada por João Amorim

    • Telecine, representado por Gabriel Cohen

    • Vitrine Filmes, representada por Felipe Lopes


One to many

    • Daniela Persico – Locarno Film Festival

    • Diego Lerer – Festival de Cannes

    • Juan Manuel Domínguez – BAFICI

    • Sandro Fiorin - FiGa Films

 

O Festival

O mais antigo e tradicional festival do cinema brasileiro chega em 2019 à 52ª edição. Entre 22 de novembro e 1º de dezembro, o Festival de Brasília exibe longas e curtas-metragens distribuídos entre Mostra Competitiva – com prêmios em dinheiro e Troféu Candango para todas as categorias –, Mostra Brasília BRB de Cinema e mostras paralelas. 

Além das projeções na tela do Cine Brasília, ações formativas para o aprimoramento de profissionais do audiovisual ocupam espaços na cidade e em regiões administrativas do DF.

Em 2019, o Ambiente de Mercado oferece atividades como pitchings, workshops e rodadas de negócios com grandes nomes nacionais e internacionais do setor, além de importantes discussões sobre políticas públicas do audiovisual. 

Realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, em parceria com o Instituto Alvorada Brasil, a 52ª edição do evento tem como tema Afirmação do Cinema Nacional, cujo objetivo é amplificar o potencial do Festival de Brasília como vitrine e oportunidade para o fechamento de novos negócios na área do audiovisual.

Todas as informações do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro estão disponíveis em www.festivaldebrasilia.com.br.


Informações para a Imprensa:

Pelo e-mail: imprensa@festivaldebrasilia.com.br

 

Secretaria de Cultura e Economia Criativa:

(61) 3325-6220 / (61) 99344-0500

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br

 

Eixos Comunicação Integrada:

(61) 98454-2063

E-mail: contato@eixoscomunicacao.com

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.