Clarinetista Paula Pires apresenta Harlekin, nesta sexta (3/9), no CTJ Hall


02 Sep
02Sep

Musicista mineira é a única brasileira intérprete da peça de Stockhausen. Espetáculo será transmitido ao vivo no YouTube da Casa Thomas Jefferson


O público do Sextas Musicais terá uma rara oportunidade nesta sexta-feira (3/9), às 20h. A musicista Paula Pires apresentará, no CTJ Hall, a interpretação completa da incrível peça solo para clarinete Harlekin, composta em 1975 por Karlheinz Stockhausen (1928-2007). O espetáculo será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, centro binacional que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

Nascida em Belo Horizonte, Paula Pires é a única brasileira intérprete desta obra. Na peça, o compositor alemão transformou em clarinetista o célebre personagem da commedia dell'arte, forma de teatro popular na Itália dos séculos 15 e 16.Harlekin é um espetáculo que permite ao público apreciar a junção de diversas vertentes artísticas em uma performance de altíssimo nível. O misto de músico, ator, clown e dançarino desce das alturas numa grande espiral e encarna a figura do mensageiro dos sonhos. Em seguida, atua como um brincalhão construtor de formas, criando uma melodia nota a nota; assume-se como um lírico enamorado, transformando tudo, até o que é feio, em beleza pura.

Uma vez a melodia inteiramente construída, ele se transforma num professor pedante (quando erra, irrita-se muito); encarna a figura do dançarino apaixonado e, aos poucos, reduz a melodia ao mínimo, transformando-se num espírito que toca em espiral.

Depois de entoar 12 vezes cantos de pássaros, transforma-se também numa ave e sobe, finalmente, às alturas de onde veio.

Sobre a musicista
Paula Pires é mestra em clarinete solo, com nota máxima, pela Hochschule für Musik und Tanz Köln, na Alemanha, e doutoranda em Música pela Universidade de Évora, em Portugal. Atua intensamente em colaborações e como solista de música contemporânea, camerista e instrumentista de orquestra, tendo, também, integrado o corpo docente da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim.

Iniciou seus estudos musicais em sua cidade natal, Belo Horizonte, e concluiu bacharelado em clarineta pela Universidade do Estado de São Paulo. Foi bolsista de pós-graduação do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e premiada com a bolsa de aperfeiçoamento técnico e artístico da Funarte, para estudos acerca de Karlheinz Stockhausen.Paula foi a vencedora do 1° Concurso Jovens Clarinetistas Devon e Burgani, do Jovem Músico BDMG e do II Concurso de Jovens Solistas da OSMG. Atualmente, é integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.

Sobre as Sextas Musicais
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com indicação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.


Foto: Divulgação/Juliana Hilal


SERVIÇO
Sextas Musicais - on live streaming
Espetáculo HARLEKIN
Paula Pires, clarinetista
Data: 3 de setembro de 2021
Horário: 20h
Local: CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson
Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube
Classificação indicativa: livre


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Claudio Fernandes / Bruna Marques

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.