Cinema: 52º Festival de Brasília começa hoje com exibição do filme O Traidor


22 Nov

Dirigido por Marco Belloccio, O Traidor será exibido hoje pela primeira vez no BrasilDirigido por Marco Belloccio, O Traidor será exibido hoje pela primeira vez no Brasil

Na cerimônia de abertura, com início às 19h no Cine Brasília, serão homenageados o ator Stepan Nercessian e Fernando Adolfo, membro da Academia Brasileira de Cinema

É hoje. Nesta sexta-feira, 22 de novembro, começa oficialmente o 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Até 1º de dezembro, a capital federal receberá mostras, oficinas, palestras, clínicas, pitchings e muitas outras atividades que compõem um festival desse porte. A Mostra Competitiva, principal vitrine do evento, começa amanhã (23.11), com a exibição dos curtas Alfazema, de Sabrina Fidalgo, e Carne, de Camila Kater; além do longa Piedade, de Claudio Assis.

Os filmes serão exibidos, além do Cine Brasília, no Complexo Cultural de Planaltina, no Complexo Cultural de Samambaia e no IFB Recanto das Emas. Confira toda a programação no site oficial do Festival de Brasília (festivaldebrasilia.com.br).

Pela primeira vez no Brasil

Na cerimônia de abertura, hoje, às 19h, o Cine Brasília será palco de homenagens e receberá a exibição do filme O Traidor, dirigido pelo italiano Marco Bellocchio. Será a primeira vez que obra será vista pelo público brasileiro, após estrear no Festival de Cannes deste ano.

Conduzida pela atriz brasiliense Maria Paula, a cerimônia prestigiará o grande homenageado desta edição do Festival, o ator Stepan Nercessian. Nascido em Cristalina (GO), Stepan ingressou no meio artístico no fim dos anos 1960 e estreou como ator profissional no longa-metragem Marcelo Zona Sul, em 1970. Com 49 anos de carreira, acumula inúmeros trabalhos, marcou presença em várias novelas e mais de 40 filmes no cinema, além de participações no teatro. 

Também será celebrado, na noite desta sexta-feira, Fernando Adolfo. Membro da Academia Brasileira de Cinema e integrante da equipe que criou a Primeira Semana do Cinema Brasileiro, hoje Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e coordenador-geral do evento por vários anos, ele receberá a medalha Paulo Emílio Salles Gomes. 

Criada pelo Festival de Brasília em 2016, a honraria reverencia os grandes nomes do cinema brasileiro. Entregue anualmente a figuras importantes da construção histórica do audiovisual nacional, a premiação homenageou, em sua entrega inaugural, o crítico Jean-Claude Bernardet; em 2017, o cineasta Nelson Pereira dos Santos; e, em 2018, o crítico e professor de cinema Ismail Xavier e um dos idealizadores do Festival de Brasília, o arquivista Walter Mello.

Outra homenagem da noite será destinada a Débora Diniz, cineasta que atualmente vive em exílio devido às ameaças de morte por seu trabalho em defesa da descriminalização do aborto. Ela receberá, da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo – ABCV, o Prêmio ABCV para personalidades do audiovisual do DF que tenham se destacado em sua trajetória.

Oficina e lançamento de livro

Embora a abertura oficial seja nesta noite, a programação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começa mais cedo. Às 14h, terá início a oficina O Som em cena, com Beto Strada, no SESC Ceilândia.

Já no Cine Brasília, às 19h, será lançado o livro Ismail Xavier: Um pensador do cinema brasileiro, organizado por Fatimarlei Lunardelli, Humberto Pereira da Silva e Ivonete Pinto. A obra é uma homenagem aos 70 anos de idade de um dos principais teóricos de cinema em atividade: o crítico, professor e autor Ismail Xavier. Para comentar a relevância de sua contribuição ao pensamento cinematográfico, os organizadores reuniram pensadores nacionais e internacionais para abordar a obra de Ismail Xavier a partir de cinco temáticas: cinema nacional, cinema e literatura, teoria, crítica e legado. 

Conheça a programação completa do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro aqui: http://www.festivaldebrasilia.com.br/programacao


Informações para a imprensa:

Pelo e-mail imprensa@festivaldebrasilia.com.br


Secretaria de Cultura e Economia Criativa: (61) 3325-6220 / (61) 99344-0500

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br


Eixos Comunicação Integrada: (61) 98454-2063

E-mail: contato@eixoscomunicacao.com

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.