26 Nov

Com versões em português e inglês, “Eles” e “Perdido no Tempo” serão lançados no dia 1° de dezembro, na Casa Thomas Jefferson do SGAN 606, na Asa Norte, com sessão de autógrafos do autor João Pedro de Olinda Macêdo

O escritor infantojuvenil brasiliense João Pedro Olinda de Macêdo, 15 anos, lança no dia 1° de dezembro seu primeiro romance de suspense e ficção científica, “Eles”, pela Editora Selo, em versões em português e inglês. Aluno da Casa Thomas Jefferson desde a infância, o jovem encontrou motivação para escrever na língua inglesa durante as aulas de redação no curso avançado do centro binacional. O lançamento, com sessão de autógrafos, será na filial Asa Norte da Casa Thomas Jefferson, no SGAN 606, acesso pela Via L3 Norte, das 18h30 às 21h.

“Eles” é uma eletrizante aventura protagonizada por Peter Williams, jovem estudante de biologia da Universidade de Oxford e seu grupo que são responsáveis por conter monstruosas criaturas de diferentes épocas que atravessam portais. O grande enigma da saga é saber o que está por trás dessas estruturas misteriosas.

“Um pequeno barco de pesca estava navegando ao largo da costa da Grã-Bretanha. Era uma manhã extraordinariamente enevoada. A tripulação estava puxando para cima uma rede (...) quando uma grande cabeça, que se assemelhava a de um crocodilo, emergiu, fechando suas mandíbulas ao redor da rede cheia de peixes. Em um piscar de olhos, o animal já tinha desaparecido na escuridão do oceano”, detalha um trecho de “Eles”.

Aluno do Ensino Médio, João Pedro escreveu não só um, mas dois livros em inglês durante a pandemia. Além de “Eles”, o jovem autor lança nesta segunda (1°) o spin-off “Perdido no Tempo”, que faz parte do universo fantástico da primeira obra. Narra as aventuras do capitão Frederick, um dos membros do governo responsável por manter as cidades seguras de seres indesejáveis. O militar fica perdido no tempo durante uma operação rotineira e viaja por diversas épocas enquanto tenta alcançar o presente.

“Com frequência, Frederick pensava na possibilidade de voltar. A primeira coisa que ele precisava fazer, é claro, era encontrar um portal e, então, talvez ele pudesse voltar. Apesar dessa esperança, ele não conseguia manter longe o pensamento aterrorizante de que continuaria viajando pelos portais a vida toda, nunca chegando onde queria”, diz trecho de “Perdido no Tempo”.

As duas obras encantaram Margarete Magalhães, professora da Casa Thomas Jefferson. “Encontrar alunos que são leitores ávidos em inglês é presumivelmente fácil, mas um jovem que escreve um livro de ficção na língua que está a aprender é impressionante. “Eles” e seu spin-off “Perdido no Tempo” são narrativas envolventes de ficção científica que mantiveram esta leitora roendo as unhas!”, destaca Maggie.

João Pedro adianta que o universo criado nos dois livros seguirá vivo em obras futuras. “Eu continuarei desenvolvendo o mesmo tema. Tanto as criaturas pré-históricas (quanto as do futuro) são parte essencial e indispensável de qualquer novo livro, além da discussão sobre o instinto, é claro”, avisa o escritor.

Sobre escrever em inglês, ele diz que normalmente o faz por se sentir mais confortável e seguro no domínio da língua. João explica que muitos termos técnicos são provenientes do inglês, o que torna a escrita mais fácil.

O autor fez sua primeira publicação em 2014, com apenas 9 anos de idade. Foi a brochura “A Mais Atual Enciclopédia Da Pré-História”, um atlas de criaturas pré-históricas com 72 animais devidamente catalogados com nome, descrição e ilustrações de próprio punho. Ao escrever, João Pedro encontra inspiração em alguns dos seus principais interesses, como a língua inglesa, a pré-história e a filosofia.

As versões em português e inglês de “Eles” (They) e “Perdido no Tempo” (Lost in Time) estão à venda, em formato físico, na Selo Livros (editoraselo.com.br/livros). 

SERVIÇO

Evento: Lançamento dos livros “Eles” e “Perdido no Tempo” e sessão de autógrafos com o autor, João Pedro Olinda de Macêdo

Data: 1° de dezembro de 2021

Horário: das 18h30 às 21h

Local: Casa Thomas Jefferson – filial ASA NORTE – SGAN 606, acesso pela Via L3 Norte


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Claudio Fernandes / Bruna K Marques

TEL: 61.98454-2063 / 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.