Além do Plano Piloto, sete regiões do DF recebem atividades do Festival de Brasília


20 Nov
20Nov

Cine Fusca, cinema móvel que percorrerá regiões como Sol Nascente, Sobradinho 2, Santa Maria e Paranoá

Samambaia, Recanto das Emas e Planaltina exibirão os filmes da Mostra Competitiva, da Mostra Brasília BRB e o Festivalzinho. As cidades do Distrito Federal também receberão mostras paralelas e oficinas

Faltam dois dias para o mais importante festival de cinema do país. De 22 de novembro a 1º de dezembro, o Cine Brasília, principal palco do que vai ditar o olhar cinematográfico para o próximo ano, dividirá com três Regiões Administrativas a exibição de longas e curtas da Mostra Competitiva na 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB). As cidades do Distrito Federal também receberão mostras paralelas e oficinas.

Samambaia, Recanto das Emas e Planaltina exibirão, além dos filmes que disputam o Troféu Candango, a Mostra Brasília BRB e o Festivalzinho, voltado para o público infantil. O objetivo é oferecer uma ampla programação a diferentes públicos dessas regiões. O Complexo Cultural de Samambaia, o Complexo Cultural de Planaltina e o Auditório IFB Recanto das Emas, recentemente inaugurados, sediam o Festival com a programação de filmes exibida no Cine Brasília.

Esta é a primeira vez que Planaltina, cidade mais antiga do Distrito Federal, recebe atividades do Festival de Cinema, o que vem sendo esperado com grande expectativa pela comunidade local, como explica Jurandir Luiz, coordenador de programação do Complexo Cultural de Planaltina. “Nossa região é um grande celeiro cultural. Receber o Festival de Cinema aqui é um reconhecimento à nossa vocação. A procura pelas sessões tem sido grande, é possível perceber que toda a comunidade está envolvida e interessada”, avaliou.

Dentro da programação descentralizada do 52º FBCB, também estão previstas exibições itinerantes. Trata-se do Cine Fusca, cinema móvel que percorrerá regiões como Sol Nascente, Sobradinho 2, Santa Maria e Paranoá.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Adão Cândido, essa é uma das principais vertentes do Festival, que pretende ampliar o acesso do público à produção audiovisual e fortalecer esta cadeia produtiva. “Entendemos que a formação de plateia e a capacitação de mão-de-obra são fundamentais para o desenvolvimento deste setor, que emprega milhares de pessoas em diversos segmentos”, diz.

Oficinas
Outras três cidades do DF estarão no circuito do Festival, trazendo oficinas a quem se interessa pelo universo audiovisual. Ceilândia, Recanto das Emas e São Sebastião recebem atividades durante a programação. A escola CED São Francisco, que tem desenvolvido projetos em audiovisual como tema transversal na grade curricular, e inclusive realiza anualmente um festival de cinema próprio, recebe a oficina Fotografia e Iluminação com Materiais Alternativos, de introdução ao tema e com resoluções técnicas de baixo custo.

As capacitações ocorrerão em diversas áreas, que vão da produção à pós-produção.

Saiba quais e onde estarão as oficinas do Festival:

O Som em Cena, com Beto Strada
Quando: De 22 a 26 de novembro, das 14h às 18h
Onde: no SESC Ceilândia (QNN 27, lote B, Ceilândia Norte).

Assistente de Direção, com Luciana Baptista
Quando: 23 e 24 de novembro, das 14h às 18h
Onde: Plano Piloto.

Fotografia e Iluminação com materiais alternativos, com Ricardo Pinelli e André Lavenère
Quando: 25 a 28 de novembro, das 14h às 18h
Onde: Centro de Ensino Médio São Francisco – Chicão (Quadra 17, Lote 100, bairro São Francisco – São Sebastião).

Arte de fazer Produção, com Wellington Pingo
Quando: De 27 de novembro a 1º de dezembro, das 14h às 18h
Onde: Plano Piloto.

Supervisão de Pós-Produção, com Marcelo “Sica” Siqueira
Quando:28 e 29 de novembro, das 14h às 17h
Onde: Plano Piloto.

Práticas de realização em VR, com Fabiano Mixo e Leonardo Souza
Quando: De 27 a 30 de novembro, das 14h às 19h
Onde: IFB (Campus Recanto das Emas).

Conheça a programação completa do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro aqui: http://www.festivaldebrasilia.com.br/programacao


Informações para a imprensa:
Pelo e-mail imprensa@festivaldebrasilia.com.br


Secretaria de Cultura e Economia Criativa: (61) 3325-6220 / (61) 99344-0500
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br

Eixos Comunicação Integrada: (61) 98454-2063
E-mail: contato@eixoscomunicacao.com


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.