10 Mar

O espetáculo com entrada gratuita no CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul, reúne os dois renomados pianistas em um tributo a Mozart e Schubert

A programação das Sextas Musicais da Casa Thomas Jefferson terá nesta sexta-feira, às 20h, os pianistas Xiaohui Yang e Ronaldo Rolim. O programa do recital Duo XR – Piano a 4 Mãos é composto por obras-primas do repertório para performances de piano a quatro mãos, e de peças originalmente concebidas para outras formações que foram transcritas para piano a quatro mãos.

A apresentação terá público presencial no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul – verifique o protocolo Covid-19 para comparecimento. Mas a transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais, será mantida em todos espetáculos. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

O duo Xiaohui Yang & Ronaldo Rolim de piano a quatro mãos foi criado em 2016, e cumpre intensa agenda de apresentações no Brasil e nos Estados Unidos. Grande parte de suas atividades tem ênfase em programas de inclusão social, com performances em asilos e casas de reabilitação.

Durante a fase mais aguda da pandemia de covid-19, essas atividades foram transferidas para plataformas digitais, com destaque para recitais gravados em parceria com o programa Quarantine Connection, criado pela agência Allegro Music Consultants para aliviar a ansiedade causada pelo isolamento social.

O piano a quatro mãos é um gênero de música que deve sua existência a Mozart e Schubert. Portanto, o espetáculo desta sexta-feira é um tributo a esses dois grandes mestres, por meio de duas das obras mais ambiciosas e fascinantes já escritas, não só para o piano a quatro mãos, mas para qualquer gênero: a Sonata em Fá Maior, de Mozart, e a Fantasia, de Schubert.

Outra peça deste concerto, Variações Sérias, de Ronaldo Miranda, originalmente concebida para quinteto de sopros, usa um tema de cunho seresteiro criado por Anacleto de Medeiros e o desenvolve associando ritmos e sonoridades tipicamente brasileiros a uma linguagem musical que nos remete a Brahms.

Já Bourrée Fantasque, de Chabrier, é uma transcrição para piano a quatro mãos do próprio autor de uma obra que foi inicialmente concebida para piano solo. Em uma deliciosa combinação de uma dança barroca com elementos da cultura pop do fin-de-siècle parisiense, como o cabaré e o vaudeville, o compositor Chabrier nos presenteia com uma peça sui generis cuja principal meta é o deleite.

Sobre os músicos

Xiaohui Yang, pianista chinesa e norte-americana, é vencedora do lendário Concurso Naumburg de Nova York, um dos mais antigos e prestigiados concursos de música do mundo, quando foi aclamada pela crítica especializada internacional como uma “musicista refinada e de bom gosto” e “maga dos sons e da virtuosidade”. 

Xiaohui Iniciou seus estudos de piano aos 9 anos de idade no Conservatório de Shenyang, China. Nos Estados Unidos, onde vive desde os 16 anos de idade, estudou nos mais prestigiados conservatórios de música do país, a Juilliard School of Music, em Nova York, e o Curtis Institute of Music, na Filadélfia, e deste recebeu o Prêmio Festorazzi, concedido somente aos melhores pianistas graduados pela famosa escola.

Xiaohui se apresentou como recitalista nas mais renomadas salas e séries de concerto nos EUA: Carnegie Hall (NY), Shriver Hall Concert Series (Baltimore), Portland Piano International, Union College Concert Series (Schenectady, NY), Dame Myra Hess Memorial Concerts (Chicago) e Caramoor Center for Music and the Arts (Katonah, NY).

Foi solista de diversas orquestras, como Filarmônica da Louisiana, Sinfônica de Milwaukee, Sinfônica de Nova Jersey, Sinfônica Acadiana, Sinfônica de Galveston, e Capella Bydgostiensis (Polônia), entre outras.

Camerista dedicada, Xiaohui participou dos mais prestigiados festivais de música de câmara da América do Norte, como Marlboro, Tanglewood, Ravinia, Banff e Taos colaborando com aclamados instrumentistas. Participou de turnês com grupos selecionados por Ravinia e Curtis para performances nos EUA, na Grécia e na Coreia do Sul.

Xiaohui Yang é membro fundador do Trio Steans, com a violinista Eunice Kim (Orquestra de Câmara de Saint Paul) e o violoncelista Oliver Aldort (Sinfônica de Boston). Gravou, com o violoncelista Oliver Herbert, Frame of Mind, álbum dedicado à música para piano e violoncelo de Fauré e Janacék. Atualmente, Xiaohui cursa o doutorado em Piano Performance pelo Peabody Conservatory, em Baltimore.

Ronaldo Rolim é um dos principais nomes da nova geração de pianistas brasileiros, aclamado pela crítica especializada por uma “especial capacidade de comover por meio de suas interpretações” e pela “maestria de seu fraseado, agógica e dinâmica.”

Ronaldo tem uma carreira musical de sucesso com performances em mais de 20 países em quatro continentes, com apresentações nas mais importantes e prestigiadas salas de concerto do mundo, como o Carnegie Hall (Nova York), Tonhalle (Zurique), Wigmore Hall (Londres), Grande Sala da Academia Franz Liszt (Budapeste) e National Centre for the Performing Arts (Pequim), entre outros, além de ser frequentemente convidado para renomados festivais de música, como Ravinia, Septembre Musical, Folle Journée, Académie Musicale de Villecroze, Accademia Musicale Chigiana e Musikdorf Ernen.

Em 2019, Ronaldo lançou seu mais novo álbum, Szymanowski – The War Triptychs, pelo selo Odradek Records, no qual explora as obras programáticas do compositor polonês escritas durante a Primeira Guerra Mundial, tópico discutido extensivamente em sua tese de doutorado, defendida em 2016 na Yale University.

A revista Diapason declarou Ronaldo como “um guia ideal para o mundo feérico de Szymanowski”, ao passo que a revista Clássica destacou seu “pianismo claro mas retumbante”.

Como solista convidado, apresentou-se frente a diversas orquestras brasileiras e internacionais, como a Tonhalle-Orchester Zürich, Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica da Capela de São Petersburgo, Phoenix Symphony, Louisiana Philharmonic, European Philharmonic Orchestra of Switzerland, Concerto Budapest, Musikkollegium Winterthur, Filarmônica de Lviv, Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais, Filarmônica de Goiás, Orquestra Juvenil da Bahia e Sinfônica da USP, entre outras.

Ronaldo é grande defensor da música de câmara, colabora frequentemente com diversos instrumentistas e cantores, além de ser membro do Trio Appassionata, com o qual realiza extensas turnês internacionais e gravações que recebem grande acolhida da crítica especializada.

Ronaldo nasceu em Votorantim, São Paulo, em 1986. Iniciou seus estudos musicais na infância e realizou sua primeira apresentação pública aos 4 anos. Aos 12, pelo seu virtuosismo, foi admitido como bolsista integral da renomada e importante Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo. Aos 18 anos, ao vencer os disputados Concursos Nelson Freire e Magda Tagliaferro, transferiu-se para os EUA, onde reside e estuda com grandes mestres dos mais prestigiados conservatórios de música do país, obtendo as mais altas distinções em todas as instituições pelas quais passou. Paralelamente, recebeu diversas premiações em prestigiados concursos internacionais de música.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Serviço
Sextas Musicais – on live streaming
Duo XR – Piano a 4 Mãos
Xiaohui Yang & Ronaldo Rolim
Onde: CTJ HALL, na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul
Data: 11 de março de 2022
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Onde assistir: presencialmente no CTJ Hall ou online no YouTube da Casa Thomas Jefferson


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Bruna K Marques

TEL: 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.